91 Days – O poderoso chefão dos animes?

Neste ano de 2016, o estúdio Shuka, o mesmo de Durarara, lançou na temporada de verão 2016 um anime de crime/thriller. Quando esse é o tema, nada melhor do que abordar a era da lei seca e suas máfias. Então amigos, coloquem no copo sua bebida feita clandestinamente, porque o anime de hoje é 91 Days.

01

A história se passa na cidade de Lawless onde diversas máfias (as famosas “famílias”) dominam a produção e comercialização de bebidas ilegais no mercado negro. O protagonista Angelo Lagusa foi uma das vítimas dos gangsters, pois quando criança teve que observar toda sua família ser assassinada dentro de sua própria casa. 7 anos depois da tragédia, para esconder sua identidade, Angelo Lagusa passa a se chamar Avilio e planeja sua vingança contra os assassinos de sua família. Para isso, ele pede ajuda para o seu melhor amigo Corteo, um contrabandista que faz a melhor bebida da região, mas que não a vende para mafiosos. Em sua busca por justiça, os planos de Avilio trazem mudanças drásticas nas máfias da cidade.

02

A história de 91 Days é bem simples que grita “O Poderoso Chefão” e todo o tema de Vendetta (vingança). Entretanto, essa simplicidade aliado a um roteiro impecável com bastante ação, suspense e drama torna o anime viciante. Não se assuste se terminar todos os episódios em um dia. Uma curiosidade sobre a história: toda a história do anime foi contada em 91 dias, tanto dentro do anime quanto na vida real. Sim, isso mesmo. Foram 13 episódios lançados a cada semana, sendo assim, 91 dias no total.

03

O anime possui uma arte gráfica razoável para boa. A trilha sonora te joga naquela época. O figurino é bem característico ao daquela década e temos até bebidas ilegais em potes de vidro. Isso tudo torna a ambientação formidável. Ponto positivo para a produtora por utilizarem nomes italianos nos personagens, pois ficaria difícil aguentar uma máfia com nomes japoneses. Os personagens não possuem tanto carisma, mas isso é justificável. Estamos vendo histórias de mafiosos com sangue frio e que se importam apenas com a “família”. Se espera ver algum alívio cômico por parte dos personagens, esqueça.

04

Veredito final: Um dos animes imperdíveis de 2016 e, para esse humilde autor, um dos melhores animes thriller/crime da história. O fato de ser um anime original (não tem mangá), mostra que não é preciso ficar retirando todas as histórias de light novels ou mangás. Existem boas histórias sem ter que passar pelo teste de jogar a história no mercado no formato papel e tinta. O anime se encontra disponível no site da Crunchyroll.