All out! – A Rugbymania ganha um anime

Nesta temporada de outono 2016 (nossa primavera), a Madhouse junto com a TMS e Telecom Animation decidiram lançar em conjunto um anime sobre um esporte que está ganhando espaço no Brasil e no mundo, o rugby. Então amigos, esqueçam por um tempo o futebol americano porque agora vou falar do anime All Out!

01

A história segue o estudante baixinho Kenji Gion que acabou de entrar no primeiro ano. Logo no primeiro dia de aula, alguém o chama de anão de jardim e percebe-se que o protagonista é complexado com sua altura, pois ele acaba brigando com todos. No meio disso tudo está o tímido estudante Sumiaki Iwashimizu que possui uma grande estatura. Acreditando que Kenji tinha salvo ele, Sumiaki retira Kenji da briga. Ao sair do local, eles são chamados para ver uma partida treino de rugby do colégio. Kenji acaba se apaixonando pelo esporte, pois não importa se você é gordo, magro, alto ou baixo, no rugby, quem está com a bola é a estrela do jogo. Assim começa a aventura de Kenji e Sumiaki no clube de rugby do colégio.

02

A história do anime abre os olhos por se tratar de um esporte que quase nunca é demonstrado em animes, mas no mundo real, vem ganhando cada vez mais território. No Brasil em 2016, pela primeira vez na história, o Rugby Sevens foi colocado em uma Olimpíadas. Aliás, a data de lançamento do anime, logo após os jogos, não é apenas coincidência. Como o Japão sediará as Olimpíadas em 2020, o anime se tornou um meio de estimular jovens a se interessarem pelo esporte.

03

O anime tem uma qualidade gráfica muito boa, especialmente nos tackles (encontrões), mas, de vez em quando, acontecem queda de quadros durante algumas partes. Além disso, o anime acaba usando muitos quadros estáticos, atrapalhando a dinâmica durante os jogos e treinos. A trilha sonora é boa, mas nada memorável. Os personagens são carismáticos e bastante divertidos. Entretanto, até o lançamento do quinto episódio, a história dos personagens principais foi pouco desenvolvida. Apesar de ainda faltar 20 episódios para terminar a temporada, um pouco mais do passado de cada um poderia ter sido mostrado. Como o projeto envolve grandes nomes como Madhouse e TMS, a expectativa de um bom anime era maior. Talvez surpreenda mais a frente.

04

All out! é um anime divertido e uma boa aposta do Japão para motivar os jovens japoneses a praticarem rugby. Ele não é um dos melhores animes de 2016, mas vale a pena perder um tempo se você curte animes de esporte. O anime se encontra disponível no site da Crunchyroll.