Days – Um novo Super Campeões?

Days 06

O estúdio de animação japonesa MAPPA trouxe para a temporada de verão 2016 (verão no Japão, inverno no Brasil) um anime do gênero Slice of Life e comédia que fala sobre um esporte que nós, Brasileiros, conhecemos bastante, o Futebol. Estamos falando de Days.

O anime segue a vida de Tsukushi Tsukamoto, um adolescente tímido, atrapalhado, com poucos amigos e com porte físico longe do esperado de um atleta. Logo no primeiro dia da turma 7 do 1º ano do Colégio Seiseki, Tsukamoto se atrapalha todo na hora de se apresentar à turma. Mesmo com todos esses problemas, Jin Kazama, também recém-chegado ao Colégio Seiseki, chama Tsukamoto para uma partida de futebol, pois seu time está precisando de um jogador. Mesmo sendo um tremendo pereba, perna de pau, bola murcha ou qualquer outro sinônimo, ele se esforça ao máximo durante a partida chegando ao ponto de perder a unha no meio do jogo. O motivo? Ele nunca tinha se divertido tanto em sua vida. E assim, começou a paixão de Tsukamoto pelo futebol.

Days 05

Por mais que o anime seja sobre Futebol, não espere algo no estilo Captain Tsubasa, mais conhecido no Brasil como Super Campeões. Tsukamoto não possui nenhuma semelhança com Oliver Tsubasa e, além disso, não existem técnicas mirabolantes como o chute do dragão de Kojiro Hyuga capaz de furar árvores ou as acrobacias dos irmãos gêmeos Massau. Days é um anime com uma história bastante simples que tenta passar ideias bem simples sobre a vida: Faça algo que goste e quando fizer, se esforce ao máximo!

Days 07

O anime possui uma arte gráfica muito boa com uma trilha sonora boa para razoável. Única crítica vai para o excesso de quadros estáticos durante alguns episódios. Por se tratar de um anime com esporte, esse problema acaba atrapalhando a fluidez. O desenvolvimento dos personagens segue um bom andamento com Tsukamoto sempre sendo o centro das atenções. E senhoras e senhores, que personagem fenomenal! Possui todo o carisma que um protagonista precisa ter e ainda nos diverte com momentos hilários. Entretanto, um problema visto em Days está relacionado aos outros personagens. Durante a história alguns desses personagens secundários que tiveram um certo destaque simplesmente desaparecem do nada ou então viram personagens de plano de fundo (p.ex. Sayuri Tachibana). Esse é o mal de todo anime que possui uma história cheia de personagens sem que o roteirista tenha tempo para desenvolvê-los.

Days 08

Veredito final: Days não é o melhor lançamento do ano, porém, mesmo com os problemas mencionados, é diversão garantida. O anime se encontra disponível no site da Crunchyroll.