Valiant Hearts – The Great War (uma emocionante história durante a Primeira Guerra Mundial)

Valiant Hearts: The Great War_20140625183117

 

Criado com a engine UbiArt Framework da Ubisoft Montpellier (a mesma de jogos como Child of Light e o já conhecido Rayman), o jogo se mostra diferente e chama a atenção não apenas pelo aspecto gráfico, com uma pegada mais cartunesca e pela jogabilidade voltada para puzzles, mas por ter um tema pouquíssimo abordado no mundo dos games: A Primeira Guerra Mundial.

O jogador se vê na pele de 4 personagens principais: O francês Emile, o americano Freddie, a belga Anna e o alemão Karl. Além é claro do simpático e companheiro cãozinho Walt, que auxilia os personagens nos puzzles ao longo da jogatina. Cada personagem tem uma função no game e ajudam a contar a história através de diferentes ângulos.

 

valiant-hearts-01

Da esq. para dir. Emile, Anna (de joelhos), Freddie, Karl (sentado) e o querido cãozinho Walt.

 

Sobre a jogabilidade, os puzzles não são super desafiadores. Contudo, isso ajuda bastante na possibilidade de quem não é gamer se aventurar sem medo ou para quem quer apenas distrair a cabeça, sem precisar queimar os miolos. Ainda sim a diversão é garantida.

Um destaque vai para a trilha sonora, que acompanha cada momento do jogo, desde os mais agitados, aos mais tensos ou tristes, e com certeza vai fazer você se encantar e se envolver ainda mais.

Outro destaque bacana são os “cards” que aparecem quando você captura determinado item ou chega a alguma região. Eles explicam ou falam sobre os acontecimento reais da Primeira Guerra Mundial, o que ajuda ainda mais na imersão na história.

São 119 objetos históricos escondidos ao longo de todo o jogo, e conforme você captura um deles, informações históricas são reveladas. Até mesmo informações sobre o Brasil são citadas.

Com um estilo gráfico próprio, personagens cativantes e uma visão mais “humana” da guerra (nada de nazistas ou tiroteios frenéticos), a Ubisoft acerta a mão trazendo um frescor num momento onde as grandes franquias com continuações infinitas, gráfico super poderosos e longas campanhas são os jogos que mais se destacam no mercado.

Resumindo, Valiant Hearts: The Great War é sem dúvida um dos jogos “indies” que vale a pena cada centavo, e que com certeza, se você se deixar levar pela história e viver cada momento do jogo, vai terminar com digamos, um pouco de “suor” nos olhos.

 

Ficha Técnica –
Desenvolvedora: Ubisoft Montpellier
Publisher: Ubisoft
Engine: Ubiart
Platafromas: Android / iOS/ Xbox 360 / Xbox One/ PS3 / PS4 e PC
Data de lançamento: 24 de junho de 2014

 

Eu só trabalho aqui!
  • Diogo Machado

    Fiquei com vontade de jogar na época, mas acabei não jogando e esquecendo do jogo. Agora me deparo com o post. Acho que é um chamado! 😉