Então, vamos aprender a cozinhar com animes?

Shokugeki 01

Se já não bastassem os milhares de programas culinários tentando ensinar como fazer arroz com feijão e como substituir seu churrasco tradicional por um de melancia grelhada (Bela Gil, churrasco de melancia não dá) ou os programas de competições culinárias como Masterchef e Hell’s Kitchen, chegou a vez dos animes invadirem essa área. Para hoje, vamos falar sobre dois animes que possuem a gastronomia como assunto principal na história: um dos melhores animes de 2015, Shokugeki no Soma e um dos melhores lançamentos de 2016, Amaama to Inazuma (Sweetness & Lightning).

Shokugeki no Soma

O protagonista de Shokugeki no Soma se chama Soma Yukihira, um jovem chef de cozinha que sonha em comandar o restaurante da família e ser melhor que seu pai, Joichiro Yukihira. Para ajudar seu filho, Joichiro envia Soma para Totsuki, a escola japonesa de culinária com fama de formar grandes chefs e pela taxa de aprovação de menos de 10% de seus alunos. No começo, Soma não gosta da ideia, pois acreditava que se tratava de uma escola para crianças ricas e mimadas, mas decide tentar para conseguir experiência e se tornar melhor que seu pai. No exame de admissão, Soma é avaliado por Nakiri Erina, mais conhecida como Língua de Deus, pois possui o melhor paladar da humanidade. E assim sua aventura no mundo gastronômico começa.

Shokugeki 03

O anime Shokugeki no Soma foi lançado em 2015 pelo estúdio de animação J.C. Staff como adaptação do mangá Shonen de mesmo nome que estreou em 2012 e ainda está sendo publicado. Além de abordar pratos da culinária japonesa, Shokugeki no Soma consegue mostrar os conceitos de pratos das mais diversas regiões do mundo como Itália, França e China, além da inovadora gastronomia molecular. A colaboração de Yuki Morisaki, uma chef de cozinha, foi fundamental para que isso fosse possível.

Shokugeki 06

O anime possui uma arte gráfica ótima e uma trilha sonora muito boa. A construção de todos os personagens é excelente, além de serem extremamente carismáticos com exceção de um ou outro secundário. E o que falar das competições culinárias chamadas de shokugekis? As reações dos juízes ao degustar a comida são coisas de outro mundo, extremamente hilárias. Todos Shokugekis são fantásticos e vão lhe dar uma fome absurda. Quem não ficaria com fome ao ver um assado feito com bacon e batatas? Ou uma flor feita de carne marmorizada? Aliás, essas receitas se encontram disponíveis em um livro que foi lançado pela Yuki Morisaki. Como eu disse antes, essas receitas são reais!

Shokugeki 07

Veredito final: Shokugeki no Soma é um dos melhores Shonen comédia da atualidade e no momento, está em sua segunda temporada. Recomendado demais. Ele se encontra disponível no site da Crunchyroll.

Amaama to Inazuma

Após a morte de sua esposa, o professor Inuzuka precisa cuidar sozinho de sua filha Tsumugi. Infelizmente, ele nunca foi um bom cozinheiro e tudo o que os dois comem são comidas prontas de uma loja de conveniência ou aqueles pratos de comida congelada. Quando Inuzuka e sua filha chegam ao parque para contemplar as flores de cerejeira (ou Hanami), Tsumugi encontra a jovem Kotori chorando e decide perguntar se está tudo bem com ela. No final, eles descobrem que o motivo do choro de Kotori é a comida feita pela mãe ser muito gostosa. Como havia comido tudo, Kotori decide entregar o cartão do Megumi, restaurante de sua mãe, para que eles possam comer algo. Um dia ao chegar em casa, Tsumugi pede para seu pai escrever uma carta pedindo para sua mãe fazer uma carne e enviar pra ela. Isso mexe com Inuzuka que resolve correr para o restaurante apenas para satisfazer o desejo de Tsumugi por uma comida gostosa. Infelizmente, a mãe de Kotori não se encontra. Ao ver que Tsumugi ficou bastante triste por não conseguir comer, Kotori decide cozinhar para eles. Entretanto, existe um detalhe, Kotori não sabe cozinhar direito. No final, tudo dá certo e assim começa o desbravamento de Inuzuka e Kotori na cozinha.

ammama to inazuma 05

Amaama to Inazuma é um manga Seinen e Slice of life que foi lançado como anime na temporada de verão 2016 (verão no Japão e inverno no Brasil) pelo estúdio TMS entertainment. Diferentemente de Shokugeki no Soma, Amaama to Inazuma mostra como uma pessoa comum se inicia na cozinha japonesa. Não espere ver pratos mirabolantes que dariam inveja ao Alex Atala ou Gordon Ramsay, aqui você verá arroz japonês, Gyoza e outros pratos mais tradicionais do oriente. Entretanto, o ponto forte da história é como a gastronomia conseguiu unir o trio Inuzuka, Tsumugi e Kotori, sendo esse um dos motivos que o tornou um dos melhores animes de 2016 até o momento. O outro motivo será abordado mais a frente.

ammama to inazuma 01

O estúdio da TMS Entertainment fez um ótimo trabalho, tanto na visual quanto na parte da trilha sonora. A expressão de todos os personagens são excelentes, transmitindo toda a emoção do momento. Esse fato permite que todos os personagens tenham um carisma absurdo. Falando em carisma, eis o outro motivo de Amaama to Inazuma ser um dos animes mais vistos de 2016: Tsumugi! Essa criança é um dos personagens mais divertidos, carismáticos e emocionantes que já tive o prazer de ver em animes Seinen. Tsumugi não sabe do falecimento de sua mãe, por isso, seu pai sempre tenta agradá-la. Os sentimentos que ela passa por ser tão inocente e a relação dela com a comida quase como uma tentativa de entrar em contato com a mãe é de cortar o coração. Não se assuste se ninjas cortadores de cebola passem rapidamente na sua casa enquanto você assiste algum episódio.

ammama to inazuma 02

Veredito final: Imperdível! Um dos melhores Seinen já feitos. Se você curte esse gênero, coloque ele na lista de precisa ser visto. No momento, se encontra disponível no site da Crunchyroll.