Expectativas – Temporada Verão 2017

Temporada de primavera terminando. Os animes que vocês curtiram começam a deixar saudades e uma sensação de que eles precisam de uma nova temporada. Bom, pra não deixar vocês perdidos, vamos ajudá-los a encontrar seu novo anime preferido nessa temporada de verão 2017.

1.    Owarimonogatari 2nd Season

Gênero: Mistério / Comédia / Sobrenatural

Estúdio: Shaft

Diretor: Akiyuki Shinbou

Sinopse

Segunda temporada de Owarimonogatari, sendo a adaptação da temporada final das novels de Monogatari. Se for igual ao original, será a saga final do arco principal da série mostrando o impacto das escolhas do protagonista Koyomi Araragi ao longo de toda a série e descobrir finalmente quem é Ougi.

Comentários

Finalmente! Um dos animes mais esperados do ano. Certamente irá sair algo excelente, pois o estúdio e a staff permanecem os mesmos das temporadas anteriores.

Termômetro do hype: 10/10

2.    New Game!! 2

Gênero: Slice of Life / Comédia

Estúdio: Doga Kobo

Diretor: Yoshiyuki Fujiwara

Sinopse

A protagonista Aoba Suzukaze consegue se graduar no colégio e acaba encontrando um emprego na sua produtora favorita de video games. A história tenta contar o processo da criação de um jogo da sua concepção até o produto final.

Comentários

Um anime muito bom que possui certa popularidade. Mesma staff da temporada passada, por isso, esperem a mesma qualidade. Entretanto, essa mesma premissa de mostrar o mundo por trás da criação artística, Shirobako fez melhor ao detalhar o backstage de uma produtora de animes.

Termômetro do hype: 8/10 

3.    Katsugeki/Touken Ranbu

Gênero: Ação / Fantasia

Estúdio: Ufotable

Diretor: Toshiyuki Shirai

Sinopse

A era dos samurais está acabando e o Japão se divide em duas facções: os pró-shogunato e os anti-shogunato. O destino do mundo começa a ficar em perigo quando um grupo do futuro chega para tentar alterar o rumo da história. Para proteger a verdadeira linha do tempo, Saniwa acorda as almas de 2 guerreiros que estavam presas em suas espadas. Agora, os 2 partem em uma jornada para derrotar os vilões que querem destruir a história.

Comentários

Toda a fonte do material é de um card game japonês. A história parece ser bastante interessante, mas ainda não há informação se o anime terá sangue ou será apenas um shounen voltado para crianças e adolescentes. O estúdio é excelente então a animação deve ter uma qualidade no mínimo boa. Apesar de ser a estréia de Shirai como diretor principal, ele já dirigiu alguns episódios de títulos importantes como Fate/Stay Night: UBW, God Eater e Tales of Zestiria the X.

Termômetro do hype: 7/10

4.    Fate/Apocrypha

Gênero: Ação / Histórico / Sobrenatural / Drama / Magia / Fantasia

Estúdio: A-1 Pictures

Diretor: Yoshiyuki Asai

Sinopse

A história acontece em um mundo paralelo ao da série Stay Night. Após a terceira guerra pelo Santo Graal, o objeto desaparece misteriosamente. Após anos, Yggdmillenia, uma família de magos que vivem na Romênia, declara que eles sempre estiveram em posse do objeto e que irão se separar da associação de magos. Em resposta, a associação envia 15 magos para recuperar o santo graal. Entretanto, 14 deles são mortos por uma figura misteriosa, enquanto o único mago restante consegue ativar o sistema do santo graal. Com isso, 14 servos no total são invocados, sendo 7 para a facção preta, Yggdmillenia e 7 para facção vermelha, a associação de magos. E assim se inicia a grande guerra do santo graal.

Comentários

Só não é o anime mais esperado da temporada porque Owarimonogatari também está estreando. Finalmente teremos um arco fora do mundo de Stay Night. A expectativa é de termos um final fechado, pois a Light Novel já terminou. O anime terá uma staff diferente dos outros Fates. Apesar disso, o estúdio A-1 pictures é muito bom e quase certo de entregar algo com qualidade técnica excelente. O diretor também é muito bom, tendo em seu portfolio animes como Nagi no Asukara e Charlotte.

Termômetro do hype: 10/10

5.    Hajimete no Gal

Gênero: Comédia / Romance / Ecchi / Escolar / Shounen

Estúdio: NAZ

Diretor: Hiroyuki Furukawa

Sinopse

A temporada do amor começa, porém achar uma namorada é mais difícil do que Junichi pensava. Na tentativa de brincar com ele, os amigos de Junichi o forçam a se declarar para uma garota chamada Yame Yukana. Esperando o pior, ele vai se declarar para a garota, mas as coisas não acontecem como o previsto.

Comentários

O anime vem adaptado de um mangá que possui uma pequena popularidade e tem boas partes de comédia. Infelizmente, a história não tem originalidade sendo apenas mais um ecchi para encher grade de horário. Os personagens também seguem pelo mesmo rumo, praticamente todos são clichês. Tanto o estúdio quanto o diretor nunca fizeram algo com muita qualidade. Se for algo acima da média já é lucro.

Termômetro do hype: 2/10

6.    Kakegurui

Gênero: Mistério / Terror Psicológico / Drama / Escolar / Shounen

Estúdio: MAPPA

Diretor: Yuuichirou Hayashi

Sinopse

Colégio particular Hyakkaou, uma instituição para os privilegiados com um currículo peculiar. Nesse lugar onde apenas os ricos estão, o que te faz o melhor não é sua capacidade atlética ou inteligência, e sim, a sua capacidade de ler as pessoas, negociar e ganhar apostas. Com isso, os ganhadores vivem como reis, enquanto os perdedores são humilhados. Entretanto com a chegada de Yumeko Jabami, todos os alunos irão aprender o que realmente significa apostar alto.

Comentários

A fonte do anime é um mangá que tem uma história diferente do tradicional e bastante interessante. O estúdio é muito bom, porém o diretor não empolga tanto. Só atuou como diretor no filme de Garo e em Peace Eco Smile, nada que chame a atenção.

Termômetro do hype: 6/10

7.    Koi to Uso

Gênero: Drama / Romance / Escolar

Estúdio: LIDENFILMS

Diretor: Takuno Seiki

Sinopse

Mentiras são proibidas e amor mais ainda. No futuro, o governo japonês arranja o casamento do jovem assim que ele completa 16 anos. As pessoas não se dão ao trabalho de procurar alguém para elas, pois acreditam que o governo irá garantir sua felicidade. Yukari Nejima é um jovem de 15 anos, sem habilidades atléticas ou acadêmicas e que vive em uma pequena cidade. A única coisa que ele tem a mais para mostrar é uma paixão ardente em seu coração. Então o que aconteceria com ele caso se apaixonasse em um mundo onde isso é praticamente proibido?

Expectativa

A história apesar de ser aquele clássico romance proibido parece ser interessante, devido aos problemas que o Japão vem enfrentando com falta de nascimentos. Trabalho é mais importante do que tentar arranjar alguém. O estúdio é bom e o diretor também tem experiência nesse tipo de anime, pois dirigiu Yamada-kun to 7-nin no Majo. Vale a pena dar uma olhada se curte o estilo. Acho que vale a pena dar uma olhada.

Termômetro do hype: 6/10

8.    Ballroom e Youkoso

Gênero: Comédia / Esporte / Drama / Romance / Escolar / Shounen

Estúdio: Production I.G.

Diretor: Yoshimi Itazu

Sinopse

Tatara é um estudante do terceiro ano que nunca mostrou ter talento durante o colégio, mas ainda assim busca algo que goste. Ele acaba se envolvendo em uma briga e é resgatado por Sengoku, um dançarino profissional, que o leva para seu estúdio de dança. Nesse lugar, Tatara acaba encontrando sua colega de colégio chamada Shizuku Hanaoka e Kiyoharu, um prodígio da dança. Ao fazer algumas aulas, Sengoku percebe que Tatara tem um grande potencial e decide tornar-se seu treinador. Assim começa a aventura de Tatara no apaixonante mundo da dança.

Expectativa

Um anime que vem como adaptação de um mangá muito bom. O estúdio é o mesmo de Shingeki no Kyojin o que torna menor a possibilidade de problemas do anime com animação. Produzir um anime de dança sem animação fluida e com quadros estáticos será um tiro no pé. O diretor tem bastante experiência como diretor de animação então isso deve ajudar nessa parte. O que desanima é o número de episódios, apenas 12 no total. Vamos ver o que eles pretendem fazer com o final desse anime.

Termômetro do hype: 8/10

9.    Netsuzou Trap

Gênero: Drama / Shoujo Ai

Estúdio: Creators in Pack

Diretor: Hisayoshi Hirasawa

Sinopse

Yuma e Hotaru são amigas de infância, porém desde que Yuma arranjou um novo namorado, Hotaru começou a agir estranha e começa a oferecer ajuda com o novo relacionamento. Escondido de Takeda, seu namorado, Yuma começa a praticar beijos com Hotaru, mas o clima começa a ficar estranho. Agora Yuma não sabe porque está começando a preferir os beijos de Hotaru aos de Takeda.

Expectativa

A história parece ser boa, mas infelizmente o mangá não consegue passar o drama necessário para causar impacto. Ele acaba virando um festival de avanços agressivos da Hotaru em cima de Yuma. O estúdio é bem novo e nunca entregou nada de alta qualidade, tanto que o anime mais conhecido é Bloodivores. O diretor segue a mesma linha de falta de experiência. Se for ver, espere algo com uma qualidade no máximo mediana. IT’S A TRAP!

Termômetro do hype: 1/10

10. Gamers!

Gênero: Comédia / Romance / Escolar

Estúdio: Pine Jam

Diretor: Manabu Okamoto

Sinopse

Essa é uma história de diversos estudantes e um hobby, games. Amano Keita é o protagonista solitário que adora ficar jogando. Uehara Tasuku, amigo de Keita, também joga mas tenta esconder dos outros. Por último temos Karen Tendou, presidente do clube de video game e Chiaki Hoshinomori que briga constantemente com Keita.

Expectativa

A história é de uma comédia romântica clichê. Só pela descrição dos personagens na sinopse já se espera o que vai acontecer. Sinceramente, não sei porque os japoneses estão esperando muito desse anime. Estúdio que nasceu ano passado, não tem muito portfolio para saber possuem ou não qualidade técnica. O diretor apesar de estreante como diretor principal já dirigiu episódios de Re:Zero e Akame ga Kill!.

Termômetro do hype: 2/10

11. Jigoku Shoujo: Yoi no Togi (Hell girl 4nd season)

Gênero: Mistério / Horror / Terror Psicológico / Sobrenatural

Estúdio: Studio Deen

Diretor: Takahiro Omori

Sinopse

Quarta temporada de Hell Girl.

Expectativa

Mesmo estúdio que as temporadas anteriores, porém com o diretor de Baccano e Durarara. Apesar de nunca ter visto todas os episódios de Hell Girl, me pergunto por que voltaram com essa franquia depois de anos.

Termômetro do hype: 5/10

12. Jikan no Shihaisha (Chronos Ruler)

Gênero: Sobrenatural / Shounen

Estúdio: Project No.9

Diretor: Masato Matsune

Sinopse

Monstros existem e eles são capazes de comer o tempo. Para lutar contra eles, existem os “Chrono Rulers”, um grupo especial formado para derrotar esse demônios em uma batalha de manipulação temporal.

Expectativa

O anime é adaptador de um mangá chinês. A premissa é legal, mas as escolhas de estúdios e direção me fazer desistir do anime. O estúdio é mediano e nunca lançou algo muito bom tecnicamente. Percebe isso quando se analisa os trailers lançandos e observa-se que as cenas de lutas estão com uma CGI de baixa qualidade. Junte isso com o diretor de Chaos Dragon e temos um anime para fugir se você espera algo tecnicamente bom.

Termômetro do hype: 2/10

13. Isekai wa Smartphone to Tomo ni

Gênero: Aventura / Harem / Comédia / Romance / Fantasia

Estúdio: Production Reed

Diretor: Takeyuki Yanase

Sinopse

Touya Mochizuki foi morto acidentalmente, e como um pedido de desculpas, Deus permite que ele reviva em outro mundo e ele tem direito a um pedido. Mochizuki decide que ele quer reencarnar acompanhado de seu smartphone. Deus garante seu pedido e em sua segunda vida ele descobre diversos segredos do novo mundo. Ele acaba herdando o legado de uma civilização antiga e viaja sem se importar enquanto possui poderes capazes de rivalizar com os reis do mundo.

Expectativa

A história é original, um garoto que morre e acorda em outro mundo…não, pera, acho que isso já foi feito mil vezes. O estúdio é bom, mas quero saber porque foram escolher um diretor de hentai para esse anime? Apesar de não estar em sua descrição, prevejo esse anime ter várias pitadas de ecchi.

Termômetro do hype: 1/10

14. Dive!!

Gênero: Comédia / Esportes

Estúdio: Zero-G

Diretor: Kaoru Suzuki

Sinopse

O clube de mergulho Mizuki está prestes a ser fechado após problemas financeiros. O novo treinador do clube oferece uma proposta para tentar manter o clube de portas abertas. Quer que o clube seja capaz de mandar pelo menos um membro para a equipe japonesa de mergulho que irá disputar as próximas Olimpíadas.

Expectativa

Estúdio ultra novo com pouca experiência. A direção é boa, tendo trabalhado em alguns episódios de Psycho Pass e Prince of Tennis. Pela capa pode ser esperar algo mais voltado para o público feminino ou até Yaoi, entretanto pelos trailers parece algo mais focado no esporte. É esperar pra ver.

Termômetro do hype: 3/10

15. Knights & Magic

Gênero: Ação / Fantasia / Mecha / Escolar

Estúdio: 8Bit

Diretor: Yuusuke Yamamoto

Sinopse

Um otaku viciado em mechas morre e renasce em outro mundo com o nome de Ernesti Echevarria ou Eru. Nesse mundo, mechas movidos a magia são utilizados como armas pelos cavaleiros. Sonhando em pilotar um, Eru e seus amigos, Archid Olter e Adeltrud Olter tentam se tornar cavaleiros.

Expectativa

O estúdio tem bastante experiência com animes mecha, então a animação deve ser boa. O diretor também tem experiência com mechas e já trabalhou em bons animes como NHK ni Youkoso!. Meu problema está na história. Mais um anime onde o protagonista morre e reencarna em outro mundo. Tá faltando criatividade.

Termômetro do hype: 2/10

16. Shoukoku no Altair

Gênero: Aventura / Histórico / Drama / Fantasia / Shounen

Estúdio: MAPPA

Diretor: Kazuhiro Furuhashi

Sinopse

Tughril Mahmut é um jovem paxá (oficial turco) servindo ao divã (Câmara do conselho) da estratocracia turca. A guerra paira no ar devido as ameaças de um império agressivo. Com a divisão do divã em pacifistas e agressores, Mahmut inicia sua jornada para manter a paz a qualquer custo. Enquanto ele se aprofunda na política do mundo antigo, novos aliados e inimigos surgem. Quem irá prevalecer no final? Se a guerra for inevitável, que atitudes Mahmut irá tomar?

Expectativa

A história parece ser muito interessante, tanto que o mangá foi premiado esse ano de 2017 na categoria shounen. O nome de Kazuhiro Furuhashi pesa na direção, pois o mesmo já dirigiu Hunter x Hunter e Rurouni Kenshin (série e OVAs). Porém esse é o segundo anime que a MAPPA estará produzindo na temporada. Fica a dúvida se o estúdio consegue manter a qualidade técnica durante todos os episódios.

Termômetro do hype: 7/10

17. Made in Abyss

Gênero: Ficção científica / Aventura / Drama / Fantasia

Estúdio: Kinema Citrus

Diretor: Masayuki Kojima

Sinopse

Abyss, um enorme sistema de cavernas, é o único local inexplorado do mundo. Ninguém sabe ao certo sua profundidade desse enorme buraco cheio de relíquias antigas e habitado por estranhas criaturas. Gerações de bravos aventureiros tentam desbravar Abyss e acabaram conhecidos como “Cave Raiders”. Em Oosu, a cidade na beira de Abyss, vive uma órfã chamado Rico que sonha em se torna um grande Cave Raider como sua mãe um dia foi. Um dia durante uma exploração, ela se encontra com um garoto robô.

Expectativa

Esse é o anime dentre os menos famosos da lista que possui o maior hype. Pelos trailers, o anime parece ser infantil, mas não se engane. O mangá tem um clima meio dark. O estúdio é o mesmo de Barakamon e Black Bullet, então a qualidade técnica deve estar boa. Kojima é o ponto forte da staff sendo ele o diretor responsável por Black Bullet e Monster, um dos meus animes favoritos.

Termômetro do hype: 9/10

18. Isekai Shokudou

Gênero: Mistério / Comédia / Fantasia

Estúdio: Silver Link.

Diretor: Masato Jinbo

Sinopse

No porão de um edifício existe uma cafeteria chamada “Youshoku no Nekoya”. Ele está aberto a 15 anos servindo trabalhadores dos escritórios próximos. Entretanto, Nekoya esconde um segredo. Todos os sábados a cafeteria é fechada ao público para dar lugar a clientes especiais. Quando o sino toca, clientes de diversas raças e mundos entram na cafeteria para pedir pratos exóticos para eles, mas iguais aos que são servidos para os trabalhadores do mundo normal.

Expectativa

A história é bastante diferente e acho que vale a pena dar uma olhada como será o enredo. A Silver Link já produziu animes com qualidade acima da média e outros abaixo. O destaque fica pro Masato Jinbo que dirigiu obras como Fate/Kaleid e Ore ga Ojousama.

Termômetro do hype: 6/10

19. The Reflection

Gênero: Ação / Super poderes

Estúdio: Studio Deen

Diretor: Hiroshi Nagahama

Sinopse

Após o fenômeno “Reflection”, pessoas em diversas partes do mundo descobrem que possuem super poderes. Uns se tornam heróis, enquanto outras, vilões. Como esse fenômeno ocorreu? Qual foi sua causa? Com tantos mistérios, o mundo está confuso.

Expectativa

A história não é nada original. Já vimos isso tanto em animes e mangás, quanto em HQs. O Studio Deen provavelmente irá entregar algo com alta qualidade técnica. Agora o hype não é pelo estúdio e sim, pela dupla, Hiroshi Nagahama (diretor de Mushishi) e Stan Lee. Todos querem saber qual será o resultado das aventuras de Stan Lee no formato de anime.

Termômetro do hype: 8/10

20. Vatican Kiseki Chousakan

Gênero: Mistério / Sobrenatural / Drama / Shounen

Estúdio: J.C. Staff

Diretor: Yoshitomo Yonetani

Sinopse

No Vaticano existe uma organização que conduz investigações para provar a veracidade dos chamados milagres. A organização é chamada de “Seito no Za” e os padres são chamados de investigadores milagrosos. Robert Nicholas, um especialista em criptonálise e arquivos antigos, e Hiraga Josef Kou, um gênio cientista, são amigos e a dupla brilhante que investiga e desvenda incidentes e conspirações por trás dos milagres.

Expectativa

A história parece similar a alguns filmes de Hollywood sobre exorcismo e vaticano, pelo menos até aparecer o monstro e arruinar todo o suspense criado. Vamos ver como será a versão oriental para o mesmo conceito. O diretor têm muita experiência tendo trabalhado em Doraemon, Shokugeki no Soma, dentre outros. O estúdio é de alto calibre, então a parte técnica será no mínimo boa. Os trailers lançados até agora mostram um trabalho de animação muito bom com uma boa fotografia. Esperar pra ver.

Termômetro do hype: 6/10

21. Keppeki Danshi! Aoyama-kun (Cleanliness Boy! Aoyama-kun)

Gênero: Comédia / Esportes / Seinen

Estúdio: Hibari

Diretor: Kazuya Ichikawa

Sinopse

O jovem gênio do futebol chamado Aoyama que tem um estilo de jogo limpo, literalmente. Por ser um fanático por limpeza, Aoyama não disputa bolas e não da cabeçadas. Até para cobrar um lateral, ele só faz se estiver usando luvas.

Expectativa

A história não é tão atraente assim. Se as informações oficiais forem realmente condizentes com o produto, colocar o anime como Seinen em uma categoria que o shounen é quase absoluto pode ser muito interessante ou um tiro no pé. Da parte técnica, o estúdio, muito bom por sinal, está acostumado a trabalhar com animes de esportes, então não devem ocorrer problemas. O Diretor ainda novato é uma aposta.

Termômetro do hype: 5/10

22. Centaur no Nayami

Gênero: Slice of life / Comédia / Sobrenatural / Fantasia / Seinen

Estúdio: Haoliners Animation League

Diretor: Naoyuki Konno

Sinopse

Himeno é uma doce e tímida centauro. Em seu mundo, todo mundo é uma criatura sobrenatural que possui chifres, asas, caudas ou qualquer outra parte sobrenatural. Apesar disso, Himeno e suas amigas Nozomi e Kyouko se divertem bastante e vivem uma vida escolar normal.

Expectativa

Aquela história onde você percebe que a criatividade não acaba. Com tudo isso, espero que as personagens não sejam clichês. Se for, é mais do mesmo com nova roupagem. O estúdio é chinês tendo sido o responsável por Gin no Guardian. Os chineses estão aprendendo a fazer animes, então não é impossível a qualidade da animação ficar realmente boa. O diretor nunca realizou alguma obra muito grande, então a direção não dá pra esperar muita coisa nessa parte.

Termômetro do hype: 5/10

 

Então essa é a avaliação da nossa lista de animes pro verão japonês de 2017. Outros animes ficaram de fora dessa lista, pois não achamos que exista realmente alguma expectativa por eles. Caso algum não citado for muito bom, faremos uma análise detalhada durante a temporada.

Animes não citados:

18if

Action Heroine Cheer Fruits

Aho Girl

Battle Girl High School: Battle Girl Project

Clione no Akari

Hina Logi: From Luck & Logic

Hitorijime My Hero

Kaito x Ansa

Konbini Kareshi

Mahoujin Guru Guru

Musashino

Musekinin Galaxy Tylor

Nana Maru San Batsu

Nora to Oujo to Noraneko Heart

Princess Principal

Saiyuuki Reload Blast

Senki Zesshou Symphogear AXZ

Skirt no Naka wa Kedamono Deshita

Teekyuu 9

Tenshi no 3P!

Tsurezure Children

Yami Shibai 5th Season

Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou

Youkoso Jitsuryouku Shijou Shugi no Kyoushitsu e