Episódico: Review – Monster

monster4Por Felippe Espinelli

No ano de 2004, o estúdio de animação japonesa Madhouse lançava o anime seinen policial que viria se tornar uma das maiores séries de todos os tempos. Seu nome? Monster.

Naoki Urasawa publicou o mangá Monster em 1994. O título fez um enorme sucesso garantindo diversos prêmios ao autor até o seu término no ano de 2001. A Madhouse decidiu levar para as telas japonesas uma adaptação do mangá e o resultado foi surpreendente.

monster6

O protagonista da história é Kenzo Tenma ou Dr. Tenma, um neurocirurgião japonês que vive na Alemanha. Em 1986, Dr. Tenma é noivo da filha do diretor do hospital onde trabalha, o Eisler Memorial Hospital de Düsseldorf. Um certo dia, Kenzo se prepara para uma operação quando lhe chega uma ordem da direção do hospital pedindo para abandonar o paciente de origem turca. O motivo? Ele precisava operar um cantor popular em outra sala. Ele aceita a ordem, porém descobre que o paciente que foi deixado para depois, veio a falecer. O fato lhe abala profundamente. Para o cirurgião, o status social da pessoa não pode ser fator de definição se você merece viver ou morrer. Posteriormente, uma situação similar acontece quando um menino chega com um ferimento de bala na cabeça. Antes de iniciar a cirurgia no garoto, o prefeito da cidade sofre um derrame e precisa ser operado com urgência. Dr. Tenma é chamado para operar o político, mas se recusa a largar a mesa de cirurgia para atender o prefeito. O garoto é salvo, mas o prefeito não resiste e morre. Por consequência disso, Kenzo perde o apoio do diretor, seu cargo no hospital e, por fim, a noiva. Entretanto, todos os envolvidos na queda de status do doutor são encontrados mortos em condições misteriosas. Depois disso, o enredo passa a ter diversas reviravoltas, intrigas e assassinatos passando por diversos locais da Alemanha e República Tcheca.

monster7

O anime possui um realismo impressionante se utilizando de fatos históricos como a Guerra Fria e o mundo pós queda do muro de Berlim. Apesar da história se desenvolver em um ritmo lento, o anime te prende com os mistérios colocados com uma precisão cirúrgica. Monster é um thriller policial impecável que aborda assuntos como condições psicológicas, questões morais e valor da vida humana. A trilha sonora é formidável e cria uma ambientação perfeita para as cenas. A qualidade técnica do anime é muito boa, se utilizando bastante de sombras para criar o clima de suspense. Outro ponto forte: Monster é uma das poucas séries que consegue desenvolver todos os personagens colocados na história, seja por meio de flashbacks ou deixando o protagonista de lado por alguns episódios. Por último, existe apenas um ponto fraco no anime. Para desenvolver todas as histórias, tanto as secundárias quanto a principal, foram necessários 74 episódios. Esse número pode assustar quem está acostumado a ver uma história terminar após uma temporada de 24 episódios.

O veredito final: Uma obra prima. Todos que gostam de thrillers policiais precisam ver. E para os que não gostam, vejam também, vale muito a pena.

monster2

Eu só trabalho aqui!