Episódico: Review One Punch Man

omp4

Por Felippe Espinelli

A Madhouse, estúdio de animação japonesa que tem em seu portfólio, animes como Death Note, Claymore, Beck: Mongolian Chop Squad, Cardcaptor Sakura e Overlord, lançou no mês de outubro o anime de luta e comédia com o maior hype da temporada, One Punch Man.

ONE, pseudônimo de um artista que faz mangá como hobby, criou One Punch Man em 2009 e o disponibilizou de graça em seu site. Os desenhos fizeram tanto sucesso que em 2012, Yusuke Murata, criador de Eyeshield 21 e de dois vilões clássicos do Megaman (Dust Man de Mega Man IV e Crystal Man de Mega Man V) quando tinha apenas 12 anos de idade, contatou ONE com o propósito de fazer um remake da série. ONE concordou e junto de Murata, criou o mangá One Punch Man. Atualmente, o mangá de One Punch Man já possui 9 volumes, sendo escrito por ONE, ilustrado por Yusuke Murata e publicado na Jump Comics.

omp2

A história é simples. Em uma cidade japonesa infestada de monstros, o protagonista Saitama está desempregado e cansado da vida. Ao voltar de mais uma entrevista de emprego malsucedida, acaba salvando uma criança de um monstro. No meio da luta, se lembra que, desde criança, nunca quis ser um assalariado e sim, um grande herói. Depois de treinar tanto até seu cabelo cair (sim, ele fica careca por essa razão), ele consegue realizar o seu desejo. Saitama se tornou o héroi mais overpower de todos os tempos. Por que ele é assim? Como o próprio nome do anime já denuncia, Saitama só precisa de um soco para destruir qualquer vilão. Entretanto, como se tornou invencível, ele sente um vazio dentro dele. Não existe mais empolgação em lutar, pois tudo se resolve com um soco.

omp6

Depois de contar toda a história, onde está a comédia? O anime é uma sátira ao gênero de animes shounen de pancadaria onde temos vilões repetidos e discursos enormes. Aliás, o primeiro vilão a aparecer é da família do Piccolo. Também fazem parte do enredo, críticas ao sistema de trabalho, métodos de avaliação e muitas outras coisas. As batalhas são ótimas e divertidas, mesmo sendo resolvidas com apenas um soco. Apesar da história ser simples, ela é bastante fluída com uma qualidade técnica excepcional. O traço dos monstros e personagens secundários é excelente. O único personagem que possui praticamente nenhum detalhe é exatamente o protagonista mostrando que Saitama é “apenas” uma pessoa normal que treinou muito. Isso tudo muda quando ele entra em modo de batalha, alterando até seu olhar para os característicos de shounens como Dragonball (Murata é fã do Akira Toriyama). A trilha sonora é excelente, dando destaque ao rock e metal que combinam perfeitamente com o andamento das batalhas.

omp1

O veredito final é que One Punch Man é um anime de ação muito divertido que pode ser considerado, até agora, um dos melhores animes do ano.

Eu só trabalho aqui!